top of page
Buscar

Respeito é O MÍNIMO que devemos ter com os idosos.

Cuidar de idosos requer paciência, amor, cuidado e dedicação. Infelizmente, muitas pessoas se esquecem do mínimo na hora desse cuidado: O RESPEITO!!

As taxas de violência contra a pessoa idosa vem aumentando ao longo dos anos, e isso nos indigna, pois, muitos não compreendem que estão sofrendo violência, outros não tem com quem contar, já que a maioria dos casos de violência acontece dentro de casa por familiares próximos.


15/6: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

⠀⠀⁣⁣

A violência contra o idoso não deve ser tolerada de forma nenhuma!

⠀⠀⁣⁣

RESPEITO É O MÍNIMO!

⠀⠀⁣⁣

Violência física:

Os abusos físicos com situações de espancamento que promovam lesões ou traumas. Ou também, os abusos são realizados na forma de beliscões empurrões, tapas, ou agressões que não evoluem com sinais físicos.

⠀⠀⁣⁣⠀⠀⁣⁣

Abuso psicológico:

Abuso psicológico é praticado com atos, tais como, agressões verbais, tratamento com menosprezo, desprezo, ou qualquer ação que traga sofrimento emocional como humilhação, afastamento do convívio familiar ou restrição à liberdade de expressão; bem como submeter a pessoa idosa a condições de humilhação, ofensas, negligência, promovendo insultos, ameaças e gestos que afetem a autoimagem.

⠀⠀⁣⁣⠀⠀⁣⁣

Negligência & Abandono:

Trata-se da recusa ou à omissão de cuidados, é um ato muito comum;

Também ausência de amparo ou assistência pelos responsáveis em cumprir seus deveres de prestarem cuidado a uma pessoa idosa.

⠀⠀⁣⁣⠀⠀⁣⁣

Abuso Financeiro & Violência Patrimonial:

O abuso financeiro é caracterizado pela exploração imprópria ou ilegal ou uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros.

Já a patrimonial qualquer prática ilícita que comprometa o patrimônio do idoso, como forçá-lo a assinar um documento sem lhe ser explicado para que fins é destinado, alterações em seu testamento, fazer uma procuração ou ultrapassar os poderes de mandato, antecipação de herança ou venda de bens móveis e imóveis sem o consentimento espontâneo do idoso, falsificações de assinatura, etc.

⠀⠀⁣⁣⠀⠀⁣⁣

Violência Sexual:

Este tipo de violência refere-se ao ato sexual utilizando pessoas idosas. Esses abusos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas, através de coação com violência física ou ameaças.

⠀⠀⁣⁣⠀⠀⁣⁣

Discriminação:

Este tipo de violência refere-se à comportamentos discriminatórios, ofensivos, desrespeitosos em relação à condição física característica de uma pessoa idosa, desvalorizando e inferiorizando-a simplesmente por sua condição.

⠀⠀⁣⁣⠀⠀⁣⁣

O idoso merece respeito, cuidado e proteção!

⠀⠀⁣⁣

Em caso de situação de violência: DENUNCIE!!

DISQUE: 100

⠀⠀⁣⁣



⠀⠀⁣⁣⠀⠀⁣⁣

#SerSuper é respeitar o idoso!

⠀⠀⁣⁣⠀⠀⁣⁣

RT: Renata Martins CREFITO 11/204070-F

Fisioterapeuta-Unb.

Pós-Graduada em Saúde do Idoso- UnB.

Mestre em Ciências da Reabilitação- UnB.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page