top of page
Buscar

Estímulo cognitivo para idosos: o papel da Terapia Ocupacional.



A terapia ocupacional faz uso de diversos recursos e adaptações para preservar, estimular e reabilitar funções cognitivas, motoras e sociais.


A sua atuação pode ser tanto no ambiente domiciliar como na clínica. A Terapia Ocupacional auxilia principalmente na adaptação das atividades de acordo com o contexto e necessidade do paciente em seu cotidiano, o que facilita a abrangência do tratamento e promove autonomia e qualidade de vida.


A avaliação será o norteador para os recursos utilizados!

Atualmente existem diversos recursos visuais, táteis, tecnológicos e até os mais simples como objetos do dia dia que podem ser utilizados como recurso na sessão. Mas, tudo irá depender da avaliação. Quais foram os principais achados e quais serão os objetivos traçados entre a profissional e o paciente é o que irá determinar o momento e os estímulos a serem realizados.

Além disso, ao longo do tratamento e ou acompanhamento com a Terapeuta novos objetivos são propostos e assim diferentes recursos serão escolhidos.


Cada paciente é único!

Ninguém receberá o mesmo tratamento. Olhamos para cada um de forma individual, como deve ser. E assim, por mais que existam recursos e exercícios iguais os objetivos e a forma de usar serão diferentes.

Acolher o paciente, compreender seu momento e levar o melhor estímulo faz parte do atendimento da nossa Terapia Ocupacional.


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page